Crítica: Até os Ossos
As histórias de romance geralmente são muito fantasiosas e místicas, muitas vezes relacionadas a uma relação de amor à primeira vista de uma maneira quase irreal.
Ao assistir “Até os Ossos” (Bones and All), dirigido por Luca Guadagnino, esperava encontrar um romance sem muitas surpresas ou usando a mesma fórmula batida. Pois bem, nunca estive tão errado.
É um título que primeiramente é intenso, daqueles difíceis de digerir, e podemos dizer isto de várias maneiras ao vê-lo. A história inicia como quem não quer nada, com a jovem Taylor Russel interpretando Maren Yearly, com aspecto sem muito alarme e emoção. Mas, nos primeiros cinco minutos, seu coração já fala “isto é um romance ou entrei na sessão errada?“.
Não há como não se surpreender com a premissa, mas, principalmente, com a realidade e humanidade trazidas com um dos maiores tabus possíveis da civilização, que é trabalhado de forma normalizada. E, no meio disso tudo, com o desenrolar da trama da protagonista ao conhecer Lee, interpretado por Thimothée Chamelet, que está em uma atuação bem solta e viva. Também cabe destacar a participação de Mark Rylance como o misterioso Sully.
A narrativa não te deixa na mão do início ao fim, com histórias e uma trama que se desenvolvem e finalizam bem, encerrando a produção roteirizada por David Kajganich com chave de ouro e deixando aquela sensação desconfortável – mas, ainda assim, maravilhosa, tão bem trabalhada pela proposta da obra baseada no livro de Camille DeAngelis.
Cinegrafia, imagem e trilha sonora? Boas, muito boas, mas que ficam levemente para trás em um filme tão intenso. Contextualizam bem, com paisagens bonitas e cenas bem trabalhadas para uma pegada de interior estadunidense e acompanham bem o longa em seus nuances.
Tem que ter muito sangue frio para ver “Até os Ossos”, mas vale muito a pena! Se couber um pequeno spoiler necessário, é bom estar preparado para várias cenas de embrulhar o estômago dos espectadores mais sensíveis.
por João Victor Baracho – especial para CFNotícias
*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela Warner Bros. Pictures.