Conheça o livro que inspira a animação nacional “Arca de Noé”


Você deve conhecer a música que diz “Era uma casa/ Muito engraçada/ Não tinha teto/ Não tinha nada”, certo? Assim como a em que se canta “Lá vem o pato/ Pata aqui, pata acolá”. As letras dessas canções, tão presentes no imaginário coletivo brasileiro, são poemas do grande Vinicius de Moraes. Ainda nos anos 1970, o poeta os reuniu na primeira edição do livro A arca de Noé, que passaria a ser publicado pela Companhia das Letrinhas a partir de 1993.

Musicados por Toquinho, parceiro e grande amigo de Vinicius, os poemas compilados em “A Arca de Noé” deram origem a um álbum musical com o mesmo nome, lançado em 1980. Essa produção abriu o caminho para que artistas começassem a produzir canções dedicadas aos ouvintes crianças e ajudou o Brasil a se consolidar na produção musical de qualidade para a infância.

Na primeira gravação, as canções receberam a voz de grandes intérpretes da música brasileira, como Milton Nascimento, Elis Regina, MPB4, Chico Buarque, Ney Matogrosso e, claro, o próprio Toquinho. Vinicius de Moraes, porém, não ouviu o álbum pronto: faleceu em julho de 1980, três meses antes do lançamento dos LPs.

Em 2020, ou seja, 50 anos depois do lançamento do livro “A Arca de Noé”, a Companhia das Letrinhas publicou o poema “A casa” em uma edição cartonada, com formato especial – que remete a uma casa sobre uma arca –, focado nos leitores da primeira infância.

Essa obra para bebês recebeu ilustrações da renomada artista Silvana Rando (de Gildo). Em 2023, a editora lançou mais dois poemas em formato cartonado, ilustrados mais um a vez por Rando: “O pato” e “A foca”.

Três curiosidades sobre o álbum A Arca de Noé

– Lançado no Brasil em 1980, a primeira versão do álbum A arca de Noé saiu na Itália dez anos antes, na mesma época em que Vinicius publicou o livro homônimo no Brasil. O poeta tinha amigos italianos e circulava muito por lá. Essa turma de amigos decidiu musicar os poemas e deu muito certo: “A Arca de Noé” foi sucesso na Itália também.

– Foi quando o disco italiano foi lançado na Itália que Toquinho conheceu Vinicius. Esse foi o início de uma parceria que o poeta levaria até o fim de sua vida.

– Lançado no Brasil dez anos depois, o álbum foi um sucesso instantâneo no Brasil: foram 200 mil cópias vendidas em apenas três meses.

Nas páginas, nas canções e nas telonas

Agora, as histórias dos animais da arca recebem uma nova interpretação: a do audiovisual. Os clássicos poemas, que marcam infâncias desde seu lançamento, vão acompanhar adultos e crianças em uma narrativa cinematográfica.

Os poemas de “A Arca de Noé” inspiraram a mais nova animação audiovisual de Sérgio Machado, co-dirigida por Alois di Leo. O filme já é considerado a maior animação brasileira de todos os tempos e chega ao cinema 07 de novembro.

O longa-metragem conta com elenco de dublagem espetacular, que inclui nomes como Lázaro Ramos, Rodrigo Santoro, Marcelo Adnet, Bruno Gagliasso, Alice Braga, Ingrid Guimarães, Heloísa Périssé, entre outros grandes talentos. No filme, vamos conhecer os ratinhos Tom (Marcelo Adnet) e Vini (Rodrigo Santoro), dupla que, assim como Toquinho e Vinicius de Moraes, se complementa com a habilidade na guitarra e na poesia.

Sinopse de “A Arca de Noé”

As composições de Vinicius de Moraes que integram esta edição em grande formato, com ilustrações do premiado Nelson Cruz, conquistaram as crianças brasileiras desde a primeira edição de A arca de Noé.

Crianças e adultos sabem de cor vários dos poemas infantis de Vinicius, graças ao ritmo inteligente e bem-humorado dos seus versos. As deliciosas versões musicais de A arca de Noé são exemplo dessa simpatia que o poeta conquistou entre pequenos e grandes leitores.

Os discos “A Arca de Noé 1” (1980) e “A Arca de Noé 2” (1981) trouxeram composições para “O pato”, “A casa”, “O gato”, “O pingüim” e “São Francisco”, que se tornaram famosas nas vozes de Chico Buarque, Milton Nascimento, Toquinho, Marina Lima e Ney Matogrosso, entre outros intérpretes.

O livro “A Arca de Noé” tem todos os 32 poemas da edição original, publicada pela Companhia das Letrinhas pela primeira vez em 1993, e ilustrações assinadas por Nelson Cruz.

O poeta Vinicius de Moraes (1913-1980) teve um verdadeiro caso de amor com a música brasileira, tornando-se um de seus maiores letristas. A lista de seus parceiros musicais é vasta e inclui Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque, Carlos Lyra, Edu Lobo e Toquinho – como em “A Arca de Noé” –, entre outros.

Sobre o autor

Vinicius de Moraes nasceu em 1913, no Rio de Janeiro, e morreu em 1980 na mesma cidade. Consagrado como um dos principais poetas de língua portuguesa, foi também cronista, crítico de cinema, dramaturgo, compositor, cantor e diplomata, tendo deixado sua marca incontornável na cultura brasileira.

Ficha Técnica:

A Arca de Noé

Texto: Vinicius de Moraes

Ilustração: Nelson Cruz

Selo: Companhia das Letrinhas

Formato: 21.00 x 28.00 cm

Acabamento: livro capa dura

Preço: R$ 79,90

Data de lançamento: 13 de setembro de 2004

da Redação CFNotícias