Conceição Evaristo e leitura dramatizada de Guimarães Rosa marcam a abertura da Bienal Mineira do Livro

Crédito: Divulgação

A Bienal Mineira do Livro 2025 abre sua programação neste sábado (03/05) com uma agenda que valoriza os grandes nomes da literatura, a formação de leitores e as múltiplas linguagens da palavra.

A escritora Conceição Evaristo é o grande destaque do dia, ao lado de atividades que incluem quadrinhos, literatura negro-brasileira, leitura dramatizada e mesas temáticas sobre crítica social, maternidade e literatura.

Na Arena Rosiana, às 10h, o público poderá acompanhar a leitura dramatizada de “Grande Sertão: Veredas”, com Gilson de Barros. Às 14h, ocorre o Encontro Especial do Clube do Livro BH, com as irmãs Laila e Letícia Pimenta. O encerramento da Arena acontece com a mesa “Escrevivência: letra e voz abrindo nossas veredas”, das 18h30 às 19h30, reunindo Conceição Evaristo e Guiomar de Grammont, sob mediação de Jéssica Balbino.

No Auditório Riobaldo, às 10h, Cláudia Castro e Sophia Nogueira discutem o papel do afeto e da palavra na mesa “Amor demais na palavra escrita”. Às 11h30, Flávia Azevedo e Sidneia Simões participam do debate “As jornadas que escolhemos”. A programação segue às 13h30 com “Viagens literárias”, reunindo Juliano Loureiro, Júlia Macedo e Vitória Rezende.

O Auditório Diadorim abre às 9h30 com o debate “Mulheres, maternidade e liderança”, com Bruna Barbosa e Adriana Figueiredo. Às 14h, a mesa “A literatura contra o racismo: descolonizando mentes” reúne Kiusam de Oliveira, Seu João Xavier e Roberta Froes, sob mediação de Cláudio Henrique.

Às 15h30, Celso Adolfo, Márcia Marques de Morais e Mônica Gama discutem a obra de Guimarães Rosa. Encerrando, das 16h30 às 17h30, Kiusam de Oliveira participa de um bate-papo sobre literatura negro-brasileira para infâncias.

A programação infantil será destaque no Espaço Nonada e no Espaço Sagarana, com contações de histórias e atividades culturais. O “Baú de Histórias”, com Sandra Lane e Vilmar de Oliveira, acontecerá das 9h30 às 15h no Nonada.

Já no Sagarana, das 9h30 às 15h30, Chica Reis apresenta “Karingana wa Karingana: fábulas africanas”. Às 14h30, Humberto e Álvaro Froes conduzem um bate-papo sobre o livro “O Guaxinim Chinês”.

Na Sala Tutameia, das 9h às 11h, haverá bate-papo e sessão de autógrafos com Fabiana Viana. Às 13h30, Madu Costa lança Ciranda das meninas, com ilustrações de Carol Fernandes. Na Sala Corpo de Baile, o Clube Letras & Lattes realiza um encontro das 13h às 15h.

No Beco dos Artistas, as atividades começam com lançamentos de livros das 11h às 12h, seguidos de um bate-papo sobre quadrinhos às 14h30. Uma sessão de desenho ao vivo encerrará as atividades do espaço, das 17h às 18h.

Com o tema “Viver é plural. Ler é plural”, a Bienal Mineira do Livro 2025 homenageia João Guimarães Rosa, autor mineiro que reinventou a linguagem literária no Brasil. São mais de 300 autores convidados em uma programação ampla, com debates, saraus, lançamentos, sessões de autógrafos, oficinas e atividades para todas as idades.

Serviço:

Bienal Mineira do Livro 2025

De 03 a 10 de maio

Centerminas Expo

Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União, Belo Horizonte – MG

Ingressos: R$ 10 (meia) | R$ 20 (inteira)

Mais informações e programação completa: www.bienalmineiradolivro.com.br

da Redação CFNotícias