Colômbia divulga programação para a Bienal do Livro de São Paulo


A Colômbia é o país convidado de honra da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começa nesta sexta-feira (06) e vai até o dia 15 de setembro no Distrito Anhembi. A participação da Colômbia no evento será uma vitrine para a riqueza cultural e literária do país sul-americano. A cerimônia de abertura do evento contará com a presença especial do Ministro das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, Juan David Correa.

A delegação convidada trará uma comitiva de chefs de cozinha e 17 autores renomados, incluindo Andrea Cote, Margarita García Robayo, Erna von der Walde, Gilmer Mesa, Dipacho e a acadêmica Maritza Naforo estarão presentes.

Além do mercado literário, a programação cultural será enriquecida pelos grupos musicais Cimarrón, que trazem a energia vibrante das planícies orientais, e Ghetto Kumbé, que levará ao evento os ritmos do Caribe colombiano, criando uma celebração abrangente da riqueza cultural do país.

“Neste centenário de La vorágine quisemos trazer ao debate público os temas que o romance nos propõe, que são de interesse global e que compartilhamos com o Brasil: a emergência climática, o racismo, o extrativismo, a exclusão dos povos indígenas, o patriarcado, colonialismo, a Amazônia como território biocultural”, explica Juan David Correa, Ministro das Culturas, Artes e Saberes.

O estande da Colômbia, sob o lema “A selva e suas histórias possíveis”, terá 300m2 e sua arquitetura é inspirada nas paisagens naturais da Amazônia colombiana, especificamente nos Cerros de Mavicure em Guanía, e na pesca, uma das principais economias da selva: uma enorme rede, pendurada do chão ao teto, recriará os morros e homenageará esta atividade econômica.

Por outro lado, o estande contará com a livraria “País de Libros”, que exibirá mais de 800 livros de autores colombianos e contará com um auditório com capacidade para 40 pessoas, que oferecerá, pelo menos, três eventos diários.

Além disso, o espaço da Colômbia apresentará a exposição A árvore que devorou um mundo, com curadoria de Erna von der Walde e Ximena Gama e museografia de Piedra Tijera Papel. A exposição segue os rumos da exploração da borracha por meio de mapas, fotografias, ilustrações, imprensa, desenhos, vídeos e material documental que repousa, em sua maior parte, em diferentes instituições de países que também fizeram parte dessa história.

A participação do país no evento coincide com a celebração do 100º aniversário da La vorágine, obra do escritor colombiano José Eustasio Rivera, publicada em 1924 e considerada um clássico da literatura colombiana e latino-americana.

“Parte da programação acadêmica e cultural se concentrará em explorar a estética e os temas deste romance que, há um século, denunciou as atrocidades do genocídio da borracha na Amazônia. Essa análise ainda é relevante hoje, pois nos permite abordar questões ambientais atuais, questões de justiça racial e preservação do conhecimento indígena ancestral”, diz o Ministro Correa.

“Para nós é uma honra receber a Colômbia como país convidado. Acreditamos que esta parceria ira fortalecer as relações bilaterais e incentivar o diálogo cultural entre os dois países, destacando o papel fundamental da literatura e da cultura no desenvolvimento de sociedades mais conectadas e compreensivas. Será uma oportunidade única para estreitar laços e promover um intercâmbio cultural enriquecedor entre o Brasil e a Colômbia, oferecendo aos visitantes uma imersão na vasta literatura e cultura colombiana”, afirma a presidente da CBL, Sevani Matos.

Confira a programação:

06 de setembro

10h – Salão de Ideias: “La vorágine 100 anos atrás e face ao século XXI” com Erna von der Walde e Jineth Ardila.

14h30 – Papo Mercado: “Para onde vão as políticas públicas do livro na Colômbia?” com Juan David Correa, Adriana Martínez-Villalba, Margarita Cuéllar e Fernanda García, discutindo o futuro das políticas editoriais no país.

15h – Estande Colômbia: “Motivos insulares de infortúnio, beleza e resistência da identidade Raizal no romance Os Cristais do Sal” com Cristina Bendek e Pétala & Isa (Afrofuturas).

16h – Estande Colômbia: “O fora imaginado na obra de Margarita García Robayo” com a própria autora e Daniella Sánchez Russo.

17h – Estande Colômbia: Visita guiada à exposição “A árvore que devorou um mundo: os rumos da seringueira em La vorágine” com Erna von der Walde, Juan Pablo Fajardo e Ximena Gama.

19h – Cozinhando com palavras: Sessão culinária com o chef Mauricio Velasco do Putumayo, acompanhado por André Boccato.

20h30 – Arena Cultural: Apresentação musical de Cimarrón, oferecendo um concerto vibrante de joropo das Planícies Orientais da Colômbia.

07 de setembro

10h – Estande Colômbia: Oficina de escrita com Margarita García Robayo, explorando experiências pessoais na escrita.

12h – Estande Colômbia: Visita guiada à exposição “A árvore que devorou um mundo: os rumos da seringueira em La vorágine” com Erna von der Walde, Juan Pablo Fajardo e Ximena Gama.

15h – Estande Colômbia: “Espelhos e miragens na obra de Gabriel García Márquez” com Erna von der Walde e Cristina Bendek.

16h – Estande Colômbia: “Como e por que relançar a primeira versão de La vorágine: os segredos da edição príncipe” com Jineth Ardila Ariza.

17h – Estande Colômbia: Oficina de escritas não antropocêntricas com Vanessa Londoño, revisitando La vorágine.

08 de setembro

14h – Estande Colômbia: Visita guiada à exposição “A árvore que devorou um mundo: os rumos da seringueira em La vorágine” com Ximena Gama.

15h – Estande Colômbia: “Fazer as pazes com a violência através da natureza em El asedio animal de Vanessa Londoño” com Guillermo Rivera.

16h – Estande Colômbia: Lançamento do livro “Camas gemelas” de Paola Caballero com a autora e Jineth Ardila.

17h – Estande Colômbia: “A distorção da intimidade no romance Contradeseo” de Gloria Susana Esquivel com a autora e Vinicius Barbosa.

09 de setembro

10h – Estande Colômbia: “Silvia Castrillón: pioneira na promoção da literatura infantil e juvenil na Colômbia” com Silvia Castrillón, Bel Santos Mayer e Guilherme Sobota.

11h – Estande Colômbia: Oficina de escrita “Luzes e Sombras: Como construir personagens complexos?” com Gloria Susana Esquivel.

13h – Praça de Histórias: Audição do romance “Camas gemelas” de Paola Caballero com a autora e Tiago Marchesano.

15h – Estande Colômbia: “Os fios que tecem a vida e os romances de Margarita Cuéllar” com a autora e Rafael Eduardo Gutiérrez Giraldo.

15h35 – Papo de Mercado MVB: “InterLivro 2024: Encontro Internacional de Profissionais do Livro” com Silvia Castrillón, Karine Pansa, Zoara Failla, Ângelo Xavier e Guilherme Sobota.

17h – Estande Colômbia: “Relembrando a grande poetisa Uitoto, Anastasia Candre” com sua neta, Maritza Naforo.

19h – Praça de Histórias: “Espiritualidade e natureza na obra de Álvaro Robledo” com o autor e Vinicius Barbosa.

10 de setembro

10h – Estande Colômbia: Oficina de redação dos arcanos maiores do tarô com Álvaro Robledo.

15h – Estande Colômbia: “A luta pela preservação das línguas indígenas na Amazônia colombiana” com Maritza Naforo e Abel Antonio Santos Angarita.

17h – Estande Colômbia: “A narrativa Tikuna sobre a origem do território e do homem” com Abel Antonio Santos Angarita.

20h – Salão de Ideias: “Abya Yala: a América é indígena” com Abel Antonio Santos, Maritza Naforo, Edson Kayapó e Geni Nuñez.

11 de setembro

10h – Estande Colômbia: Oficina de ilustração botânica para jovens baseada em La vorágine com Sindy Elefante.

15h – Estande Colômbia: “Bogotá, um olhar sobre sua literatura e a cadeia do livro na cidade” com José Enrique Plata (Surtidora Cultural).

12 de setembro

10h – Estande Colômbia: “A Imagem: poéticas do espaço e dos sentidos” com Andrea Cote.

16h – Estande Colômbia: Palestra sobre quadrinho coletivo e documentário: “Recetario de sabores lejanos” com Sindy Elefante.

17h – Estande Colômbia: “Espantalhos e outras Casas Imaginárias” com Yolanda Reyes e Isabel Lopes Coelho.

19h – Espaço Infâncias: “Como levar livros e leituras a todos os territórios da Colômbia?” com Irene Vasco, Yolanda Reyes e Isabel Lopes Coelho.

13 de setembro

10h – Estande Colômbia: Oficina relâmpago de poesia com Johanna Barraza Tafur.

17h – Estande Colômbia: “Metáforas do que foi perdido e recuperado na poesia de Andrea Cote e Johanna Barraza Tafur” com Andrea Cote, Johanna Barraza e Karu Oliveira.

19h – Espaço Educação: “Duas grandes mulheres promovem a leitura entre as crianças como um direito infantil de ler e escrever” com Yolanda Reyes, Irene Vasco e Solange Petrosino.

14 de setembro

12h – Praça da Palavra: “Os processos criativos e a escrita em Yolanda Reyes e Angela Cuartas” com Yolanda Reyes, Ángela Cuartas e Talita Facchini.

15h – Estande Colômbia: “Johanna Barraza Tafur: uma conversa sobre poesia afrofeminina” com a autora e Pétala (Afrofuturas).

16h – Estande Colômbia: “O mesmo destino por percursos diferentes: uma conversa sobre o percurso da ilustração na obra de Ivar Da Coll e Dipacho” com Ivar Da Coll e Dipacho.

17h – Estande Colômbia: “Conexões entre o Brasil e o Caribe antilhano” com Ashanti Dinah e Dinah Orozco Herrera (Ashanti).

18h – Estande Colômbia: “Fazendo as pazes com o trauma” com Gilmer Mesa e Ana Cecilia Arias Olmos.

19h – Espaço Infâncias: “Vamos brincar com as palavras” lendo em espanhol e português a obra de Dipacho com o autor.

15 de setembro

10h – Estande Colômbia: Oficina de escrita “Escritas de si” com Gilmer Mesa.

12h – Espaço Educação: “Nos caminhos de Jazmín: uma conversa sobre o último livro de Ivar Da Coll” com o autor e Solange Petrosino.

13h – Praça das Histórias: Lançamento de livro “Animais ferozes, ‘monstros comedores de palmeiras’, jabirús, baleias jubarte, touros vermelhos e outros seres que compõem o parque

Espera-se que esta parceria fortaleça as relações bilaterais entre Brasil e Colômbia, incentivando um diálogo cultural mais profundo e destacando o papel fundamental da literatura e da cultura no desenvolvimento de sociedades mais conectadas.

Crédito da imagem em destaque: Divulgação.

da Redação CFNotícias