Casa Museu Ema Klabin e Museu de Arte Sacra celebram Semana Internacional de Museus de 2023


Jardim da Casa Museu Ema Klabin, projetado por Roberto Burle Marx, receberá bate-papo sobre o Jardim Europa e oficina sustentável. Foto: Nelson Kon / Arquivo Casa Museu Ema Klabin.

A Casa Museu Ema Klabin e o Museu de Arte Sacra participam da 21ª Semana Nacional de Museus com um roteiro cultural que acontece em ambas as instituições. Serão dois encontros presenciais e um virtual nos dias 20, 21 e 25 de maio, com 40 vagas. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site: https://emaklabin.org.br/cursos/museus-estar-e-sustentar-em-parceria-com-museu-de-arte-sacra.

Durante os encontros, os Educativos da Casa Museu Ema Klabin e do Museu de Arte Sacra de São Paulo realizam, em seus jardins,  um bate-papo sobre os bairros onde as instituições estão instaladas, falam sobre suas histórias, ocupações, além de estimular o público a refletir sobre os impactos do desenvolvimento urbano desenfreado para o meio ambiente.

“Também serão realizadas duas oficinas, uma de compostagem (dia 20) e outra de bordados em folhas secas (dia 21). Os encontros e oficinas estimulam as pessoas a se apropriarem de atividades que promovam saúde mental e bem-estar por meio do contato com a natureza”, explica a coordenadora do Educativo da Casa Museu Ema Klabin, Cristiane Alves. Haverá emissão de certificados para os participantes que comparecerem, no mínimo, a dois encontros.

Oficina na Casa Museu Ema Klabin vai ensinar bordar em folhas secas. Foto: Arquivo Casa Museu Ema Klabin.

Recriando São Paulo com argila

A Programação da Semana de Museus na Casa Museu Ema Klabin ainda vai contar com a oficina “Histórias da terra vermelha”, que recria, com modelagem em argila, a paisagem campestre pré-colonial da cidade de São Paulo, propondo um recorte sobre a história da extinção desses campos pelo desenvolvimento urbano.

Os encontros, ministrados pelo artista visual e pesquisador, Daniel Caballero, acontecem aos sábados, 20 e 27 de maio, das 10h às 12h.  No segundo encontro, os participantes farão uma visita guiada pelo artista, na Praça Homero Silva, também conhecida como Praça da Nascente, no bairro da Pompeia, para conhecer a paisagem, as espécies de plantas e coletar sementes da região.

Segundo a coordenadora de cursos e palestras da Casa Museu Ema Klabin, Cristina  Moutela, a oficina tem o objetivo de ampliar o entendimento sobre o bioma cerrado, seu processo de destruição e possibilidades regenerativas dos ambientes naturais a partir do projeto “Cerrado Infinito” como índice da paisagem pré-colonial da cidade de São Paulo.

A Casa Museu também promove, no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, das 19h às 21h, a palestra “Khora-Sertão: as cosmopolíticas do semiárido”, ministrada pelo pesquisador Rondinelly Medeiros, que pretende articular eventos, ideias e acontecimentos significativos da história e da atual situação socioambiental do semiárido brasileiro.

18 de Maio: Dia Internacional dos Museus – Semana Nacional de Museus

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus ocorre em todo território nacional, em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A ação busca promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentando a visitação e intensificando a relação dos museus com a sociedade.

Em sua 21ª edição, o evento propõe uma reflexão sobre a importância dos museus na promoção da sustentabilidade, educação ambiental, saúde mental e inclusão social e acontece entre os dias 15 e 21 de maio. O tema de 2023 é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, apoiando três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço:

21ª Semana Nacional de Museus

18 de maio das 19h às 21h

Palestra Khora-Sertão: as cosmopolíticas do semiárido com Rondinelly Medeiros

150 vagas, plataforma Zoom

Inscrição: https://emaklabin.org.br/palestras/khora-sertao-as-cosmopoliticas-do-semiarido

20 e 27 de maio das 10h às 12h

Oficina Histórias da terra vermelha com Daniel Caballero

25 vagas (dia 21) e 75 vagas (dia 27)

presencial, na Casa Museu Ema Klabin

Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo

Inscrição: https://emaklabin.org.br/oficinas/historias-da-terra-vermelha

20 de maio às 14h

Museus: estar e sustentar

presencial, no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Avenida Tiradentes, 676, Luz, São Paulo

21 de maio às 14h

presencial, na Casa Museu Ema Klabin

Rua Portugal, 43, Jardim Europa

25 de maio às 19h30

40 vagas, plataforma Zoom

Inscrição: https://emaklabin.org.br/cursos/museus-estar-e-sustentar-em-parceria-com-museu-de-arte-sacra

Entrada franca*

da Redação CFNotícias