“Betânia” terá sua primeira sessão no Brasil no 47º Guarnicê Festival de Cinema


Dirigido por Marcelo Botta, “Betânia” fará sua estreia nacional na noite de encerramento do 47º Guarnicê Festival de Cinema, que acontece entre 07 e 14 de junho.

Nada mais marcante do que o filme ser exibido nesse evento, uma vez que foi inteiramente filmado no Maranhão, com elenco completamente local. O longa é produzido pela Salvatore Filmes com produção associada da Ventre Estúdio e coprodução Canal Brasil.

Além disso, o longa foi selecionado para o 39o Festival Internacional de Cine em Guadalajara, que acontece entre 07 e 15 de junho. “Betânia” concorre ao troféu Mayahueltrophy, na categoria Socio-Environmental Award.

O filme será exibido numa seção dedicada a ficções e documentários que exploram as complexas relações que transformam a natureza e estão associadas a processos de justiça, direitos humanos e urbanização.

A trama é dividida em duas épocas distintas, acompanhando a cheia e a seca dos Lençóis Maranhenses, o longa apresenta a parteira Betânia nascida numa região também chamada Betânia e repleta de histórias e memórias. A perda de seu marido transforma sua vida, e após deixar a aldeia onde mora, vai viver perto das dunas, onde pretende reçomecar sua vida.

A estreia mundial foi no Festival de Berlim, em fevereiro passado, e desde então viajou por diversos países como França e Noruega, sendo exibido no 36o Cinélatino, Rencontres de Toulouse – Cinémas d’Amérique Latine e no Festival du Cinéma Brésilien de Paris.

Acompanhe a jornada de “Betânia” em festivais em todo o mundo no Instagram @betaniafilme.

Sinopse:

Nascida num lugar também chamado Betânia, a parteira Betânia, de 65 anos, é uma mulher repleta de histórias e experiências. Com a morte de seu marido, suas filhas querem que ela deixe o lugar isolado, e vá morar com elas na região das dunas dos Lençóis Maranhenses. Apesar da resistência, ela caba cedendo, e terá de recomeçar a vida num lugar que não conhece, e acaba fazendo novos amigos.

da Redação CFNotícias