Baque do Vale celebra 20 anos com show especial no Teatro Metrópole, em Taubaté


Crédito: Wendell Marques

Hoje, 10 de outubro, às 19h30, com entrada gratuita, o grupo de maracatu Baque do Vale fará um show especial no Teatro Metrópole, em Taubaté (SP), comemorando seu aniversário de 20 anos.

Força cultural significativa da cidade de Taubaté, o grupo de maracatu Baque do Vale foi fundado em 12 de outubro de 2004, tornando-se o pioneiro do gênero na região do Vale do Paraíba. Completando, em 2024, duas décadas de comprometimento com a promoção, disseminação e preservação da cultura dessa importante manifestação cultural brasileira que é o maracatu de baque virado, especialmente entre as gerações mais jovens.

O espetáculo “Baque do Vale 20 anos” celebra esse marco de resistência, ressaltando a riqueza cultural e o legado artístico que permeiam essa história. O show tem como fio condutor a trajetória do maracatu de Recife e sua influência no Sudeste, destacando o contato com a congada, moçambique, jongo e outras expressões culturais, o que colaborou para que o grupo formasse uma identidade própria, que é facilmente perceptível em suas apresentações.

O público será convidado a participar de uma interessante experiência imersiva e educativa, destacando a importância histórica e cultural do maracatu e suas influências, contribuindo para o enriquecimento cultural e artístico da comunidade local e da região do Vale do Paraíba.

Ao longo de sua trajetória, o Baque do Vale transcendeu suas raízes na banda Mulé da Muleta, incorporando influências do movimento mangue beat e grupos regionais como congada, moçambique e jongo.

Desde então, o grupo não se limitou a ser apenas uma expressão artística, mas tornou-se também uma plataforma para a pesquisa e difusão do maracatu de baque virado, colaborando ativamente com mestres de diversas Nações de Maracatu de Pernambuco e grupos de cultura popular tradicional.

A iniciativa do espetáculo “Baque do Vale 20 anos” reflete a paixão e o comprometimento profundo dos membros do grupo em preservar e difundir a cultura do maracatu. Um dos destaques da história do coletivo é seu real impacto na ocupação do espaço público e na promoção da inclusão social, especialmente em comunidades periféricas, onde o grupo desenvolve trabalhos com crianças e jovens.

Como é o caso do projeto Batuque de Quinta, com oficinas gratuitas realizadas desde setembro de 2006, as oficinas na quadra da escola de samba Unidos do Parque Aeroporto e as oficinas de confecção de instrumentos e toque de maracatu, que deram origem à CIA. São Guido, em Paraibuna.

O Baque do Vale, ao representar Taubaté em vários lugares nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, tornou-se um agente catalisador na construção de uma comunidade mais rica culturalmente e socialmente inclusiva.

Para além de uma simples comemoração, o show “Baque do Vale 20 anos” proporcionará uma oportunidade única de compartilhar a jornada do Baque do Vale, desde suas raízes até as influências que contribuíram para sua identidade musical única.

Informações: www.instagram.com/baquedovale e www.facebook.com/baquedovale.

Serviço:

Espetáculo “Baque do Vale 20 anos” – Com Baque do Vale e participações especiais

10 de outubro às 19h30

Teatro Metrópole

Rua Duque de Caxias, 312 – Centro, Taubaté – SP

Duração: 90 minutos

Classificação Livre – Grátis

Capacidade: 550 lugares

Acessibilidade: Sim

Não possui estacionamento

da Redação CFNotícias