
Longe do sensacionalismo das produções cinematográficas sobre possessões, em “Exorcista – Os Arquivos Secretos”, Padre Carlos Martins revela em detalhes como o mal assombra em silêncio.
Considerado um dos maiores especialistas em demonologia e fenômenos sobrenaturais da atualidade, ele abre seu diário de exorcismos e compartilha os casos que presenciou de levitação, vozes sobre-humanas, ataques físicos invisíveis e manifestações espirituais que desafiam toda lógica.
Nesta obra, que chega ao Brasil pela Citadel Editora, o autor destaca a importância de diferenciar distúrbios psicológicos de manifestações malignas e explica que nenhuma sessão de esconjuro é iniciada sem avaliações criteriosas, conduzidas, inclusive, por equipes médicas.
Ao mesmo tempo, Padre Martins revela como doenças físicas e mentais, traumas, ambientes familiares disfuncionais e práticas espirituais distorcidas atuam como porta de entrada para o mal.
[…] demônios trabalham para se misturar às condições e circunstâncias de seu hospedeiro de forma discreta.
A doença mental costuma ser o disfarce perfeito porque os membros da família e a equipe médica acreditam ser ela
– e não o demônio – a razão do comportamento aberrante da vítima.
(Exorcista – Os arquivos secretos, p. 29)
Um dos episódios detalhados no livro é o de Cheryl, uma mulher atormentada pelo desejo de ser mãe. Frustrada por não conseguir engravidar e mergulhada em uma depressão profunda, ela procura respostas no ocultismo, sem imaginar que abriria uma perigosa brecha espiritual. O sofrimento emocional logo dá lugar a episódios de violência, vozes graves e uma presença que a dominava.
Assim como nesse ocorrido, o padre mostra que não se trata “apenas” de expulsar o demônio: é necessário fechar brechas, tratar as feridas da alma e restaurar a dignidade da vítima. Sem esse processo, o inimigo retorna para o corpo ainda mais forte e vingativo.
O exorcismo, de acordo com o autor, é mais do que um ritual: é uma batalha travada entre dois reinos, em que o profissional atua como um soldado armado com fé, autoridade e discernimento.
Para além dos relatos, o sacerdote apresenta o entendimento da Igreja sobre a atividade demoníaca: o que caracteriza uma possessão, de que forma os espíritos malignos se infiltram na vida das pessoas, como ocorre uma sessão de exorcismo e por que os demônios recorrem à possessão como forma de alívio.
“Sua experiência da realidade é ainda mais dolorosa e exaustiva quando ele não está possuindo, semelhante à dor que um deserto seco e sem conforto oferece a quem o suporta”, explica o escritor.
Antes ateu, Padre Carlos Martins se converteu na juventude, tornou-se sacerdote e atuou por anos como exorcista – profissão que afirma jamais ter escolhido por vontade própria. Hoje, percorre o mundo como evangelizador e missionário da misericórdia, nomeado pelo Papa Francisco, com o objetivo de despertar a fé na população.
Desdobramento do podcast de sucesso The Exorcist Files, o livro “Exorcista – Os Arquivos Secretos” apresenta relatos perturbadores de possessão, que há muito aguçam a curiosidade e o temor em torno da fúria do demônio sobre a miséria humana.
Ficha Técnica:
Título: Exorcista – Os Arquivos Secretos – Histórias reais sobre o demônio e como combatê-lo
Autor: Padre Carlos Martins
Tradutor: João Fonseca
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-6550476144
Número de páginas: 336
Preço: R$ 69,90
Onde encontrar: Amazon
da Redação CFNotícias