Bienal Mineira do Livro 2025 celebra tradição literária e compromisso com a formação de leitores

Crédito: Glenio Campregher

A programação da Bienal Mineira do Livro 2025 segue no domingo (04/05) com atividades que unem grandes nomes da literatura contemporânea, homenagens poéticas e mesas dedicadas à literatura fantástica e à leitura afrorreferenciada. As ações reforçam a diversidade estética e de públicos que marcam a edição deste ano.

Na Arena Rosiana, às 10h, a escritora Paula Pimenta conversa com o público sobre personagens, processo criativo e o sucesso de suas obras infantojuvenis no bate-papo “O universo criativo de Paula Pimenta”, com mediação de Bruna Rezende. Às 13h30, autoras de fantasia participam do painel “Mulheres na Literatura Fantástica”, ampliando o debate sobre a representatividade feminina no gênero.

Das 15h30 às 18h30, o escritor Gustavo Gaivota comanda um bate-papo seguido de sessão de autógrafos. Encerrando a programação da Arena, às 18h40, a mesa “A importância da leitura afrorreferenciada” reúne a escritora Patrícia Santana e convidados.

No Auditório Diadorim, as atividades começam às 9h com a mesa “O caminho da autopublicação”, com Bruna Longobucco, Yah Martins e Igor Borges. Às 10h30, o sarau “Poesia para ouvir, cantar e pensar” valoriza a poesia falada e cantada. Às 14h, será realizada uma homenagem aos escritores Affonso Romano de Sant’Ana e Benito Barreto, com Rogerio Faria Tavares e convidados.

Às 15h30, a mesa “Minas Gerais, Contos e Confidências” reúne autores de diferentes regiões do estado. A programação do auditório se encerra às 18h30 com a “Chuva de Poesia”, em homenagem ao poeta Guilherme Mansur, mediada por Julliano Mendes e com participação de diversos poetas convidados.

No Espaço Nonada, a atriz e narradora Chica Reis apresenta, das 10h às 15h, o espetáculo “Karingana wa Karingana: fábulas africanas”, que também será levado ao Espaço Sagarana, com a participação de Sandra Lane no projeto “Baú de Histórias” das 10h às 15h30.

A Sala Tutameia sediará oficinas da Casa dos Quadrinhos, com atividades das 10h às 11h e das 14h às 15h, voltadas ao público jovem e fãs de HQs.

No Beco dos Artistas, as atividades incluem lançamentos de livros das 11h às 12h. Às 14h30, acontece um bate-papo sobre quadrinhos e, das 17h às 18h, uma sessão de desenho ao vivo, reunindo artistas e leitores em uma atividade interativa.

Com o tema “Viver é plural. Ler é plural”, a Bienal Mineira do Livro 2025 homenageia João Guimarães Rosa, autor mineiro que reinventou a linguagem literária no Brasil. O evento reunirá mais de 300 autores convidados e oferecerá uma programação ampla, com debates, saraus, lançamentos, sessões de autógrafos, oficinas e atividades para todas as idades.

Serviço:

Bienal Mineira do Livro 2025

De 03 a 10 de maio

Centerminas Expo

Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 – União, Belo Horizonte – MG

Ingressos: R$ 10 (meia) | R$ 20 (inteira)

Mais informações e programação completa: www.bienalmineiradolivro.com.br

da Redação CFNotícias