IV Festival Mário de Andrade acontece na Biblioteca Mário de Andrade, Praça das Artes e Praça Dom José Gaspar
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, organiza o IV Festival Mário de Andrade, que começa a partir desta sexta-feira (15). O evento realizado pela Biblioteca Mário de Andrade acontece no prédio-sede e na Hemeroteca da instituição, na Praça das Artes e na Praça Dom José Gaspar, das 09h até 21h — no primeiro dia de evento, a programação começa às 19h.
A edição deste ano celebra os 100 anos do primeiro “Manifesto Surrealista”, de André Breton, que norteia toda a programação artística trazida gratuitamente para o público. O surrealismo também inspira o mobiliário desenvolvido para o evento e a cenografia – que colhe referências nas obras de Tarsila do Amaral e Leonora Carrington -, o novo número do Suplemento Pauliceia, publicação da Biblioteca dedicada a textos literários que será lançada e distribuída durante o Festival.
A noite de abertura acontece nesta sexta-feira (15), na Praça das Artes, a partir das 19h, quando o Vão Livre recebe uma performance desenvolvida a partir do Manifesto Surrealista, mesclando intervenções cênicas, imagens e música. Concebida pelos artistas Bia Junqueira e VJ Spetto e com a colaboração do percussionista Fernando Alabê e dos atores Jairo Pereira, Nilcéia Vicente e a drag Helena Black, a atividade proporciona ao público uma experiência sinestésica através de imagens, sons e palavras.
Às 19h30, na Sala do Conservatório, a poeta Leila Ferraz e a pesquisadora Maria Lùcia Dal Farra, com mediação de Elys Regina Zils, protagonizam uma mesa de debate em que recuperam a participação das mulheres no surrealismo e analisam as contribuições e o legado deixados pelo poeta e artista plástico Sérgio Lima (1944 – 2024) e pelo poeta, ensaísta e tradutor Claudio Willer (1940 – 2023) — nomes fundamentais do surrealismo brasileiro — na produção literária nacional e no cenário artístico. As convidadas também
Programação
São mais de 100 atrações espalhadas pelas dependências da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, da Praça das Artes e da Praça Dom José Gaspar, entre rodas de conversa, oficinas, exposições, shows, sessões de autógrafo, mesas de debate, sessões de cinema, performances e outras manifestações artísticas.
O Festival deste ano contará com a participação de importantes nomes da música, da literatura e do teatro do país, como Ava Rocha, Luiza Lian, Alice Caymmi, Leila Ferraz, Leonardo Fróes, Bruna Beber, Veronica Stigger, Marcelo Drummond, Bete Coelho, entre muitos outros.
A programação completa pode ser visualizada na página oficial do IV Festival Mário de Andrade, acessando este link.
Feira de Livros e Editoras
No sábado (16) e domingo (17), a tradicional feira de livros do Festival ocupa a Praça Dom José Gaspar e a Avenida São Luís. São 40 editoras, grupos de autores e instituições destinadas à literatura que estarão presentes no IV Festival Mário de Andrade, habilitadas via Edital de Chamamento, com tendas de comercialização e/ou exposição de obras.
O conjunto de editoras selecionadas, em geral independentes e alternativas, chama a atenção pela diversidade. O público da feira poderá conhecer projetos editoriais singulares e arrojados, dedicados a diversas áreas do conhecimento e abarcando vários gêneros, como prosa, poesia e não-ficção. Um dos grandes objetivos da feira é dar mais visibilidade para essas editoras menores.
É possível conferir as editoras participantes aqui.
Serviço:
IV Festival Mário de Andrade
15 de novembro das 19h30 até 21h; 16 e 17 de novembro das 9h às 21h
Feira do Livro
16 e 17 de novembro das 10h às 18h
Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – República
Praça das Artes – Av. São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo
Praça Dom José Gaspar – Praça Dom José Gaspar – República
da Redação CFNotícias