Fomos ao Teatro das Artes assistir ao espetáculo “Tina – Respeito”


Baseada na graphic novel homônima de Fefê Torquato, “Tina – Respeito” é uma peça teatral que retrata uma realidade que pode ser dolorosa para muitas mulheres em seus trabalhos: o assédio do chefe para que possam subir na empresa.

Infelizmente, algumas até suportam tais assédios por conta da necessidade de manterem suas contas em dia, e/ou até porque são abandonadas por maridos / namorados / companheiros, que, muitas vezes, também deixam filhos para trás. Elas precisam cuidar sozinhas de suas vidas.

As perseguições não ocorrem só no trabalho, mas em transportes públicos ou mesmo em situações de lazer, mesmo elas demonstrando pouco ou nenhum interesse na pessoa que se aproxima.

Mas há aquelas, semelhantes à Tina (Isabelle Drummond), uma Jornalista recém-formada que começa a trabalhar em um jornal e precisa lidar com o assédio de um respeitado Jornalista, pelo qual ela tem muita admiração, e que atua como seu superior na Redação.

Mulheres que, até podem mostra-se frágeis em suas casas, mas que se sentem envergonhadas, angustiadas, por tais atitudes inconvenientes e conseguem ir à luta, no dia a dia na empresa, e darem o seu melhor. Às vezes buscam socorro, apoio de familiares que podem dar conselhos para mudarem de profissão. Será que isso resolve?

No palco, Tina conta com seus amigos Pipa (Camila Brandão) Rolo (Gustavo Merighi), personagens que já apareceram em “Turma da Mônica: Lições” (2021), cujos intérpretes têm os estereótipos bem parecidos com os quadrinhos originais de Mauricio de Sousa.

“Tina – Respeito” é um espetáculo que todo homem deveria assistir, principalmente os que têm funções hierárquicas acima de mulheres, mas não só eles, também aqueles colegas que também tentam menosprezá-las no dia a dia.

Assim como é indicado para mulheres para vão encontrar em Tina, exemplo a ser seguido. Embora seja uma obra de ficção, a produção nos proporciona muitas reflexões. É entretenimento para conhecimento.

Sobre o cenário, este é bastante dinâmico, pois, através de rodinhas, existe uma troca quase imediata de locais, tais como a casa da Tina, pontos de ônibus, do trabalho em uma redação jornalística. Por falar em jornal, durante a história, há citações a algumas notícias com fatos reais, o que deixa a peça bastante dinâmica.

A temporada continua até 03 de novembro, no Teatro das Artes, localizado no Shopping Eldorado. Os ingressos estão disponíveis para venda por meio do site www.eventim.com.br e na bilheteria física do Teatro das Artes.

por Carlos Alberto Quintino – especial para CFNotícias