Crítica – Lamborghini: O Homem por Trás da Lenda

Chega ao canal Adrenalina Pura, disponível na Apple TV, Prime Video e Claro TV o filme biográfico “Lamborghini – O Homem por Trás da Lenda” (Lamborghini: The Man Behind the Legend), que mostra a trajetória do criador de um dos carros mais icônicos do século passado e que nos dias atuais continua atraindo uma legião de fãs pelo mundo.

O longa – que tem roteiro e direção de Bobby Moresco – é dividido em três partes, sendo que o primeiro narra o início da saga de Ferruccio Lamborghini (Romano Reggiani), que voltou da guerra com o sonho de criar tratores melhores e mais acessíveis aos agricultores de seu país.

Mas nem tudo é fácil, pois, ao perder sua chance de financiamento, recorre ao pai Antonio Antonio (Fortunato Cerlino), um pequeno fazendeiro que hipoteca sua única fonte de renda para apostar no sonho do filho.

A segunda parte já se passa na fábrica de tratores de Ferruccio (agora interpretado por Frank Grillo), quando já é um industrial de renome, mas ainda não está satisfeito e quer fixar sua marca no mundo dos carros esportivos. Para isso, contrata engenheiros, designers e especialistas de várias áreas do ramo automobilístico, a fim de realizar seu desejo.

Na terceira parte, temos a marca Lamborghini reconhecida mundialmente – em um mercado antes dominado por nome como o de Enzo ferrari (Gabriel Byrne) – mas passando por problemas com a crise econômica mundial do petróleo e com greves de funcionários.

Em todos os capítulos, a narrativa também trata da vida afetiva e amorosa de Ferruccio, que sempre deixou este lado em segundo plano. Tal atitude o afastou da família e o transformou em um homem solitário, mesmo com toda a sua riqueza e poder.

O roteiro foi baseado na biografia “Lamborghini, the Official Story”, escrita por seu filho, Tonino Lamborghini que agora ganha sua versão cinematográfica (na qual é representado por Lorenzo Viganò), o que tornará a história da marca mais acessível ao público.

A produção é trabalhada com uma dinâmica que prende a atenção do espectador. Possui uma narrativa muito concisa e focada no personagem de Ferruccio e seus sonhos de construir um futuro no qual sua marca seria uma referência mundial.

É uma história de amor, traições e velocidade, ingredientes ideais para os fãs de carros e de obras com tramas bem estruturadas e cenas produzidas com enquadramentos ambientações que nos fazem viajar no tempo, até uma época em que uma ideia e muita vontade de realizá-la eram os diferenciais para conquistar o mundo.

por Clóvis Furlanetto – editor

*Título assistido em Cabine de Imprensa Virtual promovida pelo Adrenalina Pura.