Team Liquid e Alienware inauguram maior centro de operações, moradia e treinamento do mundo para eSports


O maior centro esportivo, administrativo e de moradia de uma organização de eSports em todo o mundo fica em São Paulo.

A Team Liquid, uma das principais organizações internacionais de esportes eletrônicos, e a Alienware, marca de equipamentos para gamers da Dell Technologies, acabam de inaugurar um prédio inteiro de 13 andares na Avenida Angélica, em São Paulo, como sede de todas as atividades de treinamento e operações da Cavalaria no país.

Com infraestrutura totalmente pensada para receber os cerca de 80 funcionários e atletas que irão trabalhar, treinar e até morar no local, o edifício, que foi completamente reformado para este projeto, conta com mais de 3 mil m² equipados com tecnologia de última geração e abriga a primeira loja física da Team Liquid no mundo.

“O Brasil é uma prioridade nos planos da Liquid, e a nova instalação é mais um símbolo dos nossos investimentos nos talentos e fãs locais”, afirma Rafael Queiroz, general manager da Team Liquid no Brasil. “Do começo do ano passado pra cá, anunciamos a primeira line-up feminina da Liquid em todo o mundo, trouxemos a Liquid Store e a plataforma Liquid+ para o país, lançamos collabs com a Marvel, Fortnite e Naruto, e participamos de grandes eventos, como a BGS e a CCXP. Estamos e continuaremos muito próximos da comunidade da Cavalaria, e o lançamento desta facility reflete a importância do país dentro da estratégia global da organização”.

O terceiro Alienware Training Facility da Team Liquid em todo o mundo tem cerca de duas vezes o tamanho dos outros dois, que ficam em Los Angeles, nos Estados Unidos, e em Utrecht, na Holanda. Para o máximo conforto e conveniência dos atletas, o edifício brasileiro tem cinco andares com 19 dormitórios com suítes destinados à moradia dos atletas das equipes Team Liquid, além de áreas voltadas à prática de atividades físicas e atendimento psicológico dos talentos, incluindo academia, estúdio de pilates e laboratório de performance.

A facility também oferece um andar totalmente direcionado ao treinamento dos jogadores, com salas equipadas com os desktops Alienware Aurora R15, e dois cômodos de review, onde serão feitas as análises de estratégias e desempenho nas partidas. Além disso, cabines de streaming com isolamento de som e equipamentos de alto desempenho, incluindo três câmeras e microfones, estão à disposição dos atletas para a produção e a transmissão de conteúdo ao vivo pela internet.

O espaço ainda abriga quatro pavimentos com escritórios, dez salas de conferência, estúdios totalmente equipados para produção de fotos e vídeos, estações de edição, espaço de descompressão e áreas de convivência para os funcionários administrativos e de marketing. A Team Liquid conta atualmente com 80 funcionários no Brasil, entre colaboradores e atletas, dos quais cerca de 90% vão utilizar a estrutura do imóvel diariamente.

Para Queiroz, o novo empreendimento é um marco na já longeva parceria entre Team Liquid e Alienware e um grande diferencial esportivo para os atletas da organização. “A parceria entre as marcas é a mais antiga do universo dos eSports, e a tecnologia da Alienware tem sido fundamental para permitir que a Cavalaria chegasse onde está. O cenário competitivo tem crescido muito nos últimos anos, e estudos da Newzoo estimam que em 2022 o setor faturou cerca de US$ 184,4 bilhões, um resultado que só é possível pelo amadurecimento e profissionalização do setor, além do apoio de grandes empresas”.

“Na Alienware estamos empolgados para finalmente receber a equipe e os talentos da Team Liquid nessa estrutura que construímos juntos com eles para ser uma referência mundial em excelência dentro dos eSports”, diz João Duarte, diretor de marketing da Dell Technologies no Brasil. “Trabalhamos com a Team Liquid para desenvolver um projeto tecnológico que começa pela infraestrutura de TI da Dell Technologies, que vai suportar a administração da organização, até os equipamentos de altíssimo desempenho da Alienware que vão impulsionar o talento dessas e das próximas gerações de jogadores dos squads sediados no Brasil”, explica.

O Alienware Training Facility também será um ambiente de encontro para os torcedores locais celebrarem o amor pela organização. O projeto do prédio inclui uma Fan Zone, que receberá pontualmente eventos para a comunidade.

No térreo do edifício, os visitantes são recebidos pela primeira loja física da Team Liquid no mundo, por telas de 136 e 86 polegadas com jogos e cenas da história da Cavalaria e por uma grande estante de troféus conquistados pela Team Liquid.

No topo do prédio há um restaurante com capacidade para 35 pessoas que atenderá aos funcionários e convidados, além de um rooftop a céu aberto com vista panorâmica para pontos icônicos da capital paulista, como o edifício Copan.

A tecnologia usada na infraestrutura de servidores e nas máquinas de alto desempenho oferecidas para os jogadores na facility é toda fornecida pela Alienware e pela Dell Technologies. Ao todo, são 39 desktops da linha Aurora e 92 monitores das marcas Alienware e Dell UltraSharp.

Para manter tudo conectado, foram usados 8,25 km de cabos de rede CAT6a e 400 metros de fibra óptica. O projeto arquitetônico do prédio é assinado pelo escritório Athié Wohnrath – Arquitetura e Construção.

Com o lançamento do Alienware Training Facility, a Team Liquid reforça o seu legado de inovação em seus mais de 20 anos de história e passa a ser a única organização de eSports com três instalações de treinamento de última geração em diferentes continentes.

Atualmente, o Brasil conta com três times profissionais da Liquid (Valorant, Rainbow Six Siege e Fortnite) compostos por 24 talentos, incluindo jogadores, criadores de conteúdo e streamers.

O Alienware Training Facility está localizado na Avenida Angélica, 903, no bairro de Santa Cecília, no centro da capital paulista. Interessados em participar de eventos para conhecer o local devem ficar ligados nas programações da facility que serão divulgadas nas redes oficiais da Cavalaria.

Crédito das fotos / vídeo: Divulgação.

da Redação CFNotícias