Assistimos ao relançamento em celebração aos 25 anos de “Titanic”
O que dizer de “Titanic”, que foi um grande sucesso de bilheteria há 25 anos, e que hoje está sendo relançado em uma das grandes salas de cinema de São Paulo, projetado em 3D em uma tela imensa?
Acredito que, de tudo isso, o mais significativo é o olhar de quem o assiste: Na época de seu lançamento, muito mais sonhadora, certamente o que mais me chamou a atenção foi o lado poético da história, tão enfatizado pela trama. Hoje, mais madura, percebo, muito além do aspecto mais romântico, toda a dura realidade das imensas diferenças sociais, ali tão bem retratadas.
Atentando que a realidade apresentada era a do início do século passado, e que, infelizmente, a pouco menos de dois anos do final desse mesmo século (quando o filme foi lançado), e ainda hoje (Tantos anos depois, no seu relançamento), continua quase a mesma.
Escrito e dirigido por James Cameron, “Titanic” retrata aquele que é até hoje, se não o maior, um dos maiores desastres da história da navegação comercial.
É claro que no decorrer dos anos, ocorreram também outros – talvez não tão conhecidos, mas ainda assim bastante trágicos – além dos que ainda podem vir a acontecer.
Tudo isto, pois a ganância humana por riqueza, e consequentes poder e fama que esta pode trazer, parece não ter limites, colocando esses valores acima de toda a dignidade e o respeito pela vida.
Desta forma, os temas abordados continuam persistentes, e ainda que o romance entre os protagonista Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) seja um ponto central, não podemos ignorá-los.
por Maria Inês de Carvalho – especial para CFNotícias
*Título assistido em Cabine de Imprensa promovida pela 20th Century Studios.