Crítica – Gemini: O Planeta Sombrio


A ficção científica volta às telas dos cinemas em todo o país com a chegada do filme “Gemini – O Planeta Sombrio” (Zvyozdniy razum / Project Gemini) que trará uma nova visão sobre um possível futuro, ou não, da humanidade.

Na história temos a luta de cientistas para combater um vírus que está acabando com o oxigênio da Terra e a única esperança de sucesso reside em uma tecnologia alienígena encontrada em uma caverna que permitirá terraformar, ou seja, alterar geologicamente outro planeta para que possa suportar a vida humana.

O projeto é chefiado por Steven Ross (Egor Koreshkov) que fará de tudo para concluir sua missão. Mas ele não esperava que uma mudança de rumo levasse sua nave e equipe para um local desconhecido, com a presença de uma estranha e perigosa criatura que está disposta a fazer de tudo para aniquilar os humanos.

Este filme (coprodução entre Rússia e Chipre) tem direção de Serik Beiseuov e Vyacheslav Lisnevskiy e roteiro de Serik Beiseuov e Vyacheslav Lisnevskiy, que nos apresenta uma trama de ficção científica tradicional em um mundo distópico, onde a luta pela sobrevivência da humanidade é a prioridade, mesmo que os problemas enfrentados sejam causados pelos próprios humanos.

Visualmente correto (dentro das possibilidades de seu orçamento), o longa possui elementos que são sinônimo de sucesso em várias obras hollywoodianas do mesmo gênero cinematográfico. Mas há dois itens que precisam de uma melhorada: a atuação em alguns pontos deixa a desejar, ficando um pouco evidente a perda de rumo em algumas cenas, e a criatura não foi bem explorada na narrativa, o que poderia tornar o resultado em tela muito mais assustador.

De qualquer modo, é possível se interessar pela trama de “Gemini: O Planeta Sombrio”, que não termina de uma maneira esperada, pois acontecem boas reviravoltas – a mais surpreendente de todas está no final, que fará você repassar todas as cenas em sua mente procurando onde não percebeu alguma dica que mostrasse o que viria a seguir.

por Clóvis Furlanetto – Editor

*Título assistido em Cabine de Imprensa Virtual promovida pela Paris Filmes.