Em uma época de dúvidas e dilemas em que a humanidade passa por grandes mudanças e períodos tristes, temos a oportunidade de fugir da realidade com um singelo filme que estreia nos cinemas brasileiros. “Delicioso – Da Cozinha para o Mundo” (Délicieux) é um bálsamo para a plateia.
O longa nos mostra uma história que se passa justamente durante o período que precedeu a Revolução Francesa. O cozinheiro Pierre Manceron (Grégory Gadebois) é demitido pelo duque de Chamfort (Benjamin Lavernhe) e precisa se reinventar, com a ajuda de uma misteriosa mulher (Isabelle Carré) que quer ser sua aprendiz na arte culinária. A partir deste ponto, eles criam o conceito de restaurante para atender os futuros clientes deste tipo de empreendimento.
Ao assistir à produção, o espectador poderá acompanhar uma narrativa maravilhosa com elementos da natureza humana e sua necessidade de aprovação. Mas o maior ensinamento é nunca desistir de seus sonhos e acreditar em seus talentos para criar algo inovador.
O roteiro está totalmente integrado com as interpretações do elenco principal e a trama fica centrada em basicamente um único local para realmente criar uma atmosfera de renascimento, pois a primeira (rápida) locação é no castelo do duque de Chamfort e a segunda na estalagem de Manceron que permitirá uma dinâmica com transições leves e suaves entre as cenas mais sensíveis.
É também uma oportunidade de acompanhar um período da história que foi importante para a libertação do povo francês da tirania de seu rei e como a nobreza era insensível quanto aos problemas da população e suas necessidades básicas.
“Delicioso – Da Cozinha para o Mundo” deve ser apreciado como um excelente prato de uma iguaria espetacular. Sua degustação deverá ser feita pelos olhos e digerida pela alma. Aproveite o espetáculo.
por Nick Laureate – Colunista
*Título assistido através de streaming, a convite da PlayArte Pictures.