Filme “Polícia Federal – A lei é para todos” ultrapassa 1 milhão de ingressos
O filme “Polícia Federal – A lei é para todos”, thriller que revela os bastidores da Operação Lava Jato, rompeu a barreira de 1 milhão de ingressos vendidos no fim de semana estendido de 21 a 24 de setembro. A produção, que estreou no dia 07 de setembro, já acumula uma bilheteria de R$16.979.086.
Segundo o portal especializado Filme B, o longa se prepara para liderar o ranking dos filmes brasileiros lançados em 2017, ultrapassando “Detetives do Prédio Azul”, que vendeu 1.192.368 ingressos.
“Os resultados comerciais confirmam o que sempre pensamos: os brasileiros queriam ver na tela grande um thriller policial com a história do mais importante acontecimento no país nos últimos anos,” destaca o produtor Tomislav Blazic, da New Cine & TV e Raconto Produções. “Acredito que inauguramos uma nova tendência no cinema nacional, a de filmes baseados em fatos reais, sobre os grandes temas do país, feitos no calor dos acontecimentos, algo que já é uma tradição em várias cinematografias, em particular em Hollywood”, afirma.
Mais do que o sucesso de bilheteria, a produção tem gerado mobilizações espontâneas em todo país. São muitos os relatos de sessões em que o público aplaude de pé no fim da projeção. Em Curitiba, os 180 funcionários do restaurante Coco Bambu assistiram ao filme juntos, convidados pelo proprietário do estabelecimento, Ranieri Saraiva. A intenção, segundo a coordenadora de eventos da casa, Suzana Laporte, foi proporcionar um programa de lazer e de cidadania ao grupo de colaboradores do restaurante.
“Polícia Federal – A lei é para todos” tem recebido prêmios que ultrapassam o universo do cinema. O produtor Tomi Blazic e o diretor Marcelo Antunez foram homenageados em 2 de setembro na II Jornada Internacional de Investigação Criminal, realizada na cidade de Gramado, no Estado do Rio Grande do Sul.
Os organizadores reconheceram a contribuição do filme por apresentar ao público a história do maior esquema de corrupção do mundo. A Jornada contou com mais de 1.500 participantes – advogados, secretários de segurança, delegados, autoridades governamentais etc. – e com palestrantes do FBI e dos serviços de segurança anticorrupção da Itália e Suíça, além do juiz Sérgio Moro.
O filme também foi homenageado na V Conferência Internacional de Prevenção e Combate à Corrupção, realizada no Rio de Janeiro nos dias 20 e 21 de setembro, que foi organizada pelo Instituto Brasileiro de Direito e Criminologia – IBDC, Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF e Comissão Especial Anticorrupção, Compliance e de Controle Social dos Gastos Públicos (CSGP) da OAB/RJ.
Além das homenagens, o título foi convidado a participar do maior festival de filmes anticorrupção do mundo, o Fraud Film Festival, em Amsterdã, na Holanda, que será realizado nos dias 05 e 06 de outubro.
O produtor Tomi Blazic anunciou que já está trabalhando na continuação. A equipe da produtora iniciou o processo de pesquisa de informações que vai embasar a redação do roteiro do segundo filme.
“O que não faltam são acontecimentos cinematográficos. O segundo filme vai ter Eduardo Cunha, Aécio Neves, Michele Temer e mais sobre o Lula,” adianta Tomi Blazic.
da Redação CFNotícias